06/02/2012

O Caso dos Dez Negrinhos (E Não Sobrou Nenhum)





Livro de Agatha Christie publicado em 1939, conta uma história de suspense e torna-se o livro mais vendido da autora. Em 1965 virou filme, com o título original "o caso dos dez negrinhos".

Agatha começa o livro com o mistério de quem comprou a Ilha do Soldado, na costa do Devon, e uma grande mansão nela contida. O 1º capítulo é separado em oito partes, onde ela relata o encontro de oito pessoas que misteriosamente foram chamadas para visitar a Ilha do Soldado. Quem os chamou foi o casal U.N Owen. As oitos pessoas são recepcionadas pelos criados do casal, Mr. e Mrs. Rogers, que dizem que seus patrões não puderam comparecer naquele momento na ilha, e que teriam que aguardar sua chegada. Logo após o jantar, já na ilha, eles escutam uma voz estranha que acusa os dez envolvidos na morte de pessoas. Todos ficam perplexos e vão procurar os criados para saber direito quem são os seus anfitriões, mas nem eles dizem nem conhecer seus patrões.

No outro dia eles decidem ir embora, porém o mar estava muito agitado, e eles teriam que ficar na Ilha. O problema surge quando os residentes da ilha começam a ser assassinados, e um começa a desconfiar do outro, obviamente, só tinha os 10 na ilha, alguém teria que ser o assassino. A cada pessoa que morria, sumia um dos 10 "soldadinhos" de porcelana que tinha na casa, o clima ficou de desespero. Então Dr. Armstrong descobre o seguinte poema:



"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;

Um deles se engasgou e então ficaram nove.

Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!

Um deles cai no sono, e então ficaram oito.

Oito negrinhos vão a Devon em charrete;

Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.

Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis

Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?.
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não sobrou nenhum."

Minha opinião: Foi um dos poucos livros que li da Agatha Christie por enquanto, mas foi o melhor até agora, o suspense é incrível, mas o que se esperar de uma obra dessa grande autora? O caso dos dez negrinhos/E não sobrou nenhum**, mereceu ser o livro mais vendido dela.

** Algumas das edições do livro usa o título "E não sobrou nenhum", mas o título original é "O caso dos dez negrinhos".

0 comentários: