Os videogames estão cada vez mais inseridos na cultura
popular, prova disso é a crescente participação da indústria dos jogos
eletrônicos em eventos como a San Diego Comic-Con, que aconteceu no último fim
de semana, nos EUA e até filmes como a animação “Detona Ralph”, que
transborda referências ao universo ‘gamer’.
No Brasil, essa inserção cultural começa a se fazer sentir
no mercado editorial, com livros baseados em títulos populares
como ”Assassin’s Creed” marcando presença não só nas
prateleiras das livrarias, mas também rendendo bons números de vendas.
Além dos livros, histórias em quadrinhos ambientadas nos
mundos de “StarCraft”, “World of Warcraft” e, novamente,
“Assassin’s Creed” – só para citar alguns – competem com títulos de
super-heróis nas bancas de revistas e lojas especializadas.
A Editora Saraiva, que publicou “Uncharted: O Quarto
Labirinto”, também está confiante quanto ao mercado nacional: “O livro está
indo muito bem. No primeiro mês vendemos 5 mil exemplares e continua saindo.
Acho que os fãs estão encontrando os mesmos elementos do jogo nos personagens e
na história, e é essa emoção que eles buscam, seja qual for o formato. Como
o livro não repete nenhum jogo, é como entrar numa nova aventura da série”,
comenta o diretor Thales Guaracy Ferreira.
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