11/08/2012

Popularidade dos games motiva editoras a lançarem livros e HQs no Brasil



Os videogames estão cada vez mais inseridos na cultura popular, prova disso é a crescente participação da indústria dos jogos eletrônicos em eventos como a San Diego Comic-Con, que aconteceu no último fim de semana, nos EUA e até filmes como a animação “Detona Ralph”, que transborda referências ao universo ‘gamer’.

No Brasil, essa inserção cultural começa a se fazer sentir no mercado editorial, com livros baseados em títulos populares como  ”Assassin’s Creed” marcando presença não só nas prateleiras das livrarias, mas também rendendo bons números de vendas.

Além dos livros, histórias em quadrinhos ambientadas nos mundos de “StarCraft”,  “World of Warcraft” e, novamente, “Assassin’s Creed” – só para citar alguns – competem com títulos de super-heróis nas bancas de revistas e lojas especializadas.
 
 “Há uma boa receptividade quanto ao material de quadrinhos baseado em games, por isso decidimos entrar nesse nicho, que é bem promissor”, explica Bernardo Santana, editor-assistente da Panini, maior editora de HQs no Brasil – e que já conta com um belo catálogo de títulos do gênero: “Batman: Arkham City”,“Halo”, “Gears of War“, “StarCraft” e “World of Warcraft”, entre outras.

A Editora Saraiva, que publicou “Uncharted: O Quarto Labirinto”, também está confiante quanto ao mercado nacional: “O livro está indo muito bem. No primeiro mês vendemos 5 mil exemplares e continua saindo. Acho que os fãs estão encontrando os mesmos elementos do jogo nos personagens e na história, e é essa emoção que eles buscam, seja qual for o formato. Como o livro não repete nenhum jogo, é como entrar numa nova aventura da série”, comenta o diretor Thales Guaracy Ferreira.
 Repetir a aventura do jogo não parece ser um problema, dada a receptividade dos livros “Assassin’s Creed: Renascença” e “Irmandade” por aqui. O primeiro volume, lançado em 2011, já vendeu mais de 80 mil cópias, um número significante para uma obra de ficção publicada no Brasil.
 O sucesso da saga de Ezio Auditore convenceu a editora Galera Record a investir mais no nicho de “livros de games”. O próximo lançamento da editora será “Battlefield 3: The Russian”, publicado nos EUA em novembro de 2011. Fica também a expectativa por “Assassin’s Creed: A Cruzada Secreta”, já publicado no exterior.

0 comentários: