09/08/2012

A Queda


Mais um livro da Trilogia da Escuridão se foi. Escrever sobre o A Queda será difícil já que é muito parecido com o Noturno, mas farei meu melhor. =D



Sinopse:
O mundo foi tomado por uma misteriosa pandemia. Ao que parece, a praga começou a se espalhar depois que o Boeing 777 pousou no JFK trazendo uma estranha carga a bordo.

Dr. Eph Goodweather, médico responsável pelo Centro de Controle de Doenças do aeroporto, descobre que o vírus, devastador para a humanidade, tem origem em outro mundo. Desacreditado por todos, ele precisa desesperadamente manter seu filho Zach longe da mãe que, contaminada, volta para infectar seus entesqueridos.

Que ato maldoso da natureza foi capaz de criar seres que se alimentam de sangue¿ De onde eles vêm¿

Descobrir a origem dos vampiros é a única chance de destruí-los, garante ao professor Setrakian, um sobrevivente dos campos de concentração nazistas que dedica a vida a estudar esses monstros e está disposto a tudo para destruir o Mestre, a criatura sombria por trás da pandemia.

Na expedição que organizam para eliminar os vampiros ainda no ninho, Setrakian e Eph são guiados por Vasiliy, um exterminador de ratos que conhece os subterrâneos de Manhattan, onde as criaturas do mal se escondem. A gangue de rua dos Safiras junta-se ao grupo em mais um acordo inusitado entre os muitos que surgirão.

Além da luta de humanos contra vampiros, A Queda, segundo volume da Trilogia da Escuridão, narra uma outra guerra: Mestre, o mais jovem dos vampiros Antigos, quer eliminar seus rivais e controlar sozinho o planeta. Para isso, prepara uma geração de vampiros mais forte e numerosa. A falange de crianças cegas comandada por ele é uma imagem assustadora da espécie que dominará o mundo com o início da Eterna Noite – e uma demonstração da inventividade e do talento literário dos autores, o cineasta Guillermo del Toro e o escritor Chuck Hogan.

Resenha:
Seria mais fácil eu colocar apenas “vide resenha do livro Noturno” porque os dois livros são muito parecidos apesar de que, em minha opinião, Noturno tenha sido melhor. Neste livro são explicados alguns fatos que foram deixados para trás no primeiro, por exemplo: o coração que Setrakian mantem aprisionado em sua loja e seu passado com os nazistas.

Os personagens continuam os mesmos: Eph sempre muito protetor com seu filho, Setrakian se mostrando um grande caçador como sempre, Vasiliy se tornando muito útil nas ocasiões e Gus, que agora está do lado dos vampiros Antigos, se descobrindo como um hábil caçador. Alguns novos personagens se juntam à luta contra os vampiros: o lutador e ator Angel.

O desenrolar da história é muito bom, seguindo a risca o primeiro livro, não se tornando uma leitura sobrecarregada. Neste volume os habitantes tentam fugir dos vampiros saindo da cidade se caracterizando o segundo dos três passos do pré-apocalipse causado por seres desconhecidos (vampiros, zumbis e etc.). Eph e companhia descobrem que descobrindo a origem do Mestre poderão enfim detê-lo e é nisso que se foca a história.

Para ser sincero acredito que faltou aquele momento extraordinário do livro, o clímax, a parte em que você fica preso na leitura sem desgrudar os olhos das páginas. Já a capa do livro deu de dez a zero na de Noturno, uma estátua segurando uma espada que nos faz lembrar algo antigo, o que nos é passado quando o livro chega aos vampiros Antigos.

Mesmo sendo uma leitura que quase acompanha o nível de Noturno, no Skoob dei para o A Queda quatro estrelas, muito bom, por causa de seu final que nos deixa muito curioso para lermos o próximo volume, Noite Eterna.

Infelizmente não pude escrever mais, mas foi por não ter de onde tirar conteúdo =D Espero que no Noite Eterna eu possa descreve-lo mais.

Abração e até a próxima \o \o

0 comentários: