22/03/2012

O Efeito Facebook



Tudo começou como uma novidade entre estudantes no alojamento de uma das universidades mais exclusivas e prestigiadas do mundo. Em pouco tempo, porém, o Facebook transformou-se numa rede que tem mais de 500 milhões de usuários e obteve um dos mais vertiginosos crescimentos empresariais já registrados na história. Constitui parte essencial da vida social não só de jovens, mas também de centenas de milhões de adultos no mundo inteiro.

À medida que conquista usuários e fãs em todo o planeta, o Facebook cria efeitos surpreendentes, já tendo sido, inclusive, usado para mobilizar manifestações e protestos políticos nas ruas de países tão diversos como Colômbia e Irã.

David Kirkpatrick contou com total cooperação dos principais executivos do Facebook na pesquisa destinada em produzir esta fascinante narrativa da história da empresa e de seu impacto em nossas vidas. O autor relata como o site foi criado, por que floresceu de forma tão espetacular e que é possível aguardar quanto ao futuro do Facebook. Narra sucessos e os equívocos dessa rede social e oferece aos leitores o mais completo perfil disponível de Mark Zuckerberg – fundador, CEO e principal responsável pela notável ascensão da empresa.

Como se explica que um jovem de 19 anos, estudante de Harvard, consiga criar uma empresa que transformou a internet e a faça crescer até alcançar seu tamanho e abrangência atuais¿ Kirkpatrick mostra como Zuckerberg recusou-se de forma categórica e sistemática, a comprometer ideias, insistiu em manter o foco no crescimento, e não nos lucros, e proclamou que o Facebook deve dominar (palavras dele) a comunicação na internet. Ele e um pequeno grupo de executivos criaram uma empresa que transformou-se onipresente no universo de vendas, alterando a política, os negócios e até a nossa percepção de identidade e de intimidade; esse é o efeito Facebook. 

Leia o primeiro capítulo aqui.

0 comentários: