24/03/2012

A Bússola de Ouro




Em A Bússola de Ouro, conhecemos Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, ou somente Pan. Lyra mora na universidade de Oxford e é criada pelo seu tio Lorde Asriel, catedrático da universidade.

Um dia, enquanto se escondia, Lyra presencia uma reunião entre seu tio e outros catedráticos da faculdade. Lorde Asriel está mostrando uma gravação onde se encontram um adulto moribundo e uma criança - com seus respectivos daemons - e alguns pontos dourados por toda a cena. Esses pontos dourados são denominados Pó, algo que há muito tempo vem sendo estudado. O mais impactante na gravação é que o Pó está se esvaindo somente do adulto, enquanto a criança estava imune. Toda essa história de Pó deixa Lyra muito curiosa mas, algo compete sua atenção. Crianças estão sendo sequestradas pelos Globbers e ninguém tem notícias de como ou por quê.

Em meio a isso tudo, Lorde Asriel viaja e, pouco tempo depois, a universidade de Oxford recebe a visita dasrta. Coulter, que logo se afeiçoa a Lyra. Com intuito de proteger Lyra dos sequestros, a srta. Coulter a convida para passar um tempo com ela e Lyra logo aceita. Na noite anterior a sua partida, o Reitor presenteia Lyra com uma bússola de ouro, artefato muito raro e muito valioso.

Na manhã seguinte, Lyra e seu daemon Pan parte com a srta. Coulter para Londres. Com o tempo, Lyra percebe que a mulher a quem tanto se afeiçoara não é o que parece. Em meio a desconfianças, Lyra descobre que a srta. Coulter está envolvida com os sequestros e tudo isso envolve o Pó.

Quando Lyra descobre que seu melhor amigo Roger desapareceu, decide fugir e procurar ela mesma. Decidida a encontrar seu amigo, Lyra e Pan partem em uma jornada de aventuras e, no caminho, são ajudados por novos amigos que fazem pelo caminho.

Para os amantes de Harry Potter e/ou As Crônicas de Nárnia, a trilogia Fronteiras do Universo segue a mesma linha da fantasia. Os outros livros que compõem essa trilogia são A Faca Sutil e A Luneta Âmbar - futuros objetos de resenha =)

Antes de começar a falar do livro, algumas coisinhas a comentar. A adaptação cinematográfica desse livro ficou legal, apesar de ter mudado um pouquinho as ordens de alguns acontecimentos e terem cortado algumas partes e revelações. O nome original do livro éNorthern Lights, que significa Aurora Boreal, o qual acho que combina com o livro. 

Agora sim, a querida resenha \o/

Com uma escrita simples, Pulman nos teletransporta para um mundo controlado pela Igreja (chamado de Magisterium) e as questões principais envolvem algo chamando Pó. Pura e simplesmente Pó. No meio dessas questões, Lyra e seu daemon Pan caem de paráquedas. Eles começam a ser perseguidos, não só por saberem o que não deviam mas sim, por possuirem a bússola de ouro.

O Magisterium acredita que essa bússola é movida através do Pó. Além de ser muito rara, é muito difícil de se interpretar mas, não pra Lyra. Ela interpreta a bússola como se já tivesse anos de estudos sobre ela. Esse é um dos principais motivos o qual ela está sendo perseguida.

Além de tentar salvar sua vida, Lyra também quer salvar a vida de seu amigo Roger, que foi sequestrado pelos Globbers. O que ela não sabe é que os Globbers fazem parte do Magisterium e são comandados pela srta. Coulter. As crianças são levadas para o Pólo Norte - daí vemNorthern Lights - e lá é feito todo tipo de experiências com eles e seus daemons. Lyra conta com a ajuda de amigos para libertar as crianças e após feito isso, ela parte ao encontro de seu tio. Encontrando Lorde Asriel, Lyra descobre também um portal, o qual a leva para outro mundo, trazendo novas aventuras.

Na época do lançamento dessa trilogia, houve muita polêmica acerca dela. Alguns críticos veem a trilogia de Pullman como uma refutação direta à série Crônicas de Nárnia, notória por seu teor religioso e alusões ao cristianismo. Apesar da controvérsia, o livro rendeu ao autor prêmios como The Guardian Children’s Fiction Prize, Carnegie Prize e a indicação da Publishers Weekly como o melhor livro de 1996 para público jovem.

Algo que achei bem legal foram os daemons. Os daemons são parte da alma humana, em forma de animal, que acompanha seu humano onde quer que vá e são visíveis para todos. Algo estritamente proibido é um humano tocar o daemon do outro. Enquanto criança, o daemon troca de forma constantemente. Mas, a medida que a pessoa cresce, as mudanças de seu daemon vão diminuindo até encontrar uma forma fixa.

Apesar de toda a trilogia ser muito boa, ela deixa alguns pontos soltos. O ponto solto desse livro é: de onde vem os daemons? Adianto que isso não foi explicado nos outros livros. Eu, particulamente, já tive várias teorias. Uma mais maluca que a outra =P

A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, uma trilogia para quem adora e quer romper todas as fronteiras do universo. 

Escrito e autorizado por Luiza Vieira

0 comentários: