15/02/2012

O Processo



 Josef K. é um exemplar funcionário de um grande banco, que ao acordar na manhã do seu aniversário de 30 anos, se vê detido em seu próprio quarto sem motivo aparente. 
Ao sair do quarto, Josef K. depara-se com seus acusadores, homens que lhe pedem suborno para ajudar em seu processo. Josef K. é avisado de uma audiência que ocorrerá para discutir sua causa, porém não é determinado data e local exato. 

A partir dai a narrativa começa a apresentar situações completamente absurdas, como subornos, extorsões e ameaças, levando Josef K. a crer que seu processo não tem fundamento e ele não deve em momento algum temer qualquer acusação, pois tudo não deveria passar de um grande equívoco. Entretanto um familiar de Josef K. é informado sobre o processo instaurado contra ele, e tenta convence-lo a procurar um advogado para cuidar da sua complicada causa. 


Porém Josef K. aos pouco começa a entender os trâmites desta lei contraditória, abandonando lentamente a sua vida e se entregando de vez ao seu processo. 


Escrito em 1914 por Franz Kafka, é um romance fictício, que com rigor excepcional, descreve um sistema burocrático e inalcançável para os homens, que impunemente sofrem uma forma de coerção e ostracismo que ao mesmo tempo é indiscernível. 


“O Processo” é uma das grandes obras da literatura mundial, uma crítica a um sistema judicial cego e aos regimes autoritários que julgam e executam quem quiser sem que o acusado nem mesmo conheça o motivo. 


Alguns acreditam que Kafka previu nesta obra, os horrores do nazismo e do fascismo. 




0 comentários: