10/12/2012

Em Chamas


Depois de ler Jogos vorazes fiquei fascinado com a história. Achei-a bem original e muito bem escrita, porém, pesquisando mais a fundo vi que a história não era tão original assim. Claro que não interferiu na minha percepção do livro, mas quis apenas explicar já que em minha resenha de Jogos Vorazes fiz mil elogios à criatividade da autora. Bem, vamos ao Em Chamas...:


Sinopse:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark no último Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescente vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique força-los a lutar novamente.

Resenha:
Primeiro: que diferença do primeiro livro! O que o Jogos Vorazes teve de ação este teve de monotonia. Acho até que gostei tanto do primeiro que acabei esperando demais do segundo. Em Em Chamas nós conhecemos a história de Katniss pós Jogos. Uma vida monótona, agora cheia de dinheiro e tudo que uma vencedora tem direito a ter. Até que chega a visita do Presidente Snow...

Ler este livro me foi um desafio porque chegou uma hora em que eu não aguentava mais, não acontecia nada de emocionante, nenhum momento de ação, nada de diferente. Confesso que até desistir de lê-lo e comecei a ler Resident Evil – A Conspiração da Umbrella. Mas depois consegui voltar e me concentrar nesta leitura. Quase no final que começou a ficar bom, a história ficou emocionante e comecei a “devorar” o livro.

Minha critica é em cima do tempo em que a autora levou do começo do livro até chegar a parte envolvente. Nem Stephen King que é o Pai do Terror e da Enrolação conseguiria enrolar tanto. Na verdade me lembrei até do livro Interligados – Adan Stone e a Batalha Contra as Sombras porque quando cheguei à metade destes livros eu pensei “por que eu ainda continuo lendo isso?”. Suzanne Collins nos relata todos os acontecimentos e detalhes da vida dos personagens depois dos Jogos e foi ai que entram os muitos e muitos detalhes. Acredito que se ela houvesse sido mais direta a cara do livro teria sido outra.

Há também muita enrolação desde o momento em que Katniss descobre que voltará para a arena até ela realmente pisar dentro dela. Desculpem-me aqueles que se sentiram ofendidos se revelei que ela volta a disputar os Jogos, mas vocês não acharam que no segundo livro isso não iria acontecer né? Katniss tem muitos e muitos pesadelos durante este meio tempo, estuda um milhão de vídeos dos Jogos passados, sente falta de tudo e de todos, blá blá blá, qual é? Isso ficaria perfeito no primeiro no primeiro livro já que seria a primeira vez da protagonista num evento tão aterrorizante assim, mas no segundo não focou bem. Na verdade até aponto isto como uma falha do primeiro livro.

Finalmente depois de três séculos lendo e lendo começa a ação do livro. Ai conseguimos ver o talento da autora e sua criatividade nas cenas de batalha. Sobre os Jogos não tenho muito o que falar sem revelar spoilers, mas posso lhes dizer que em minha opinião foi o que salvou o livro. No Skoob dei ao Em Chamas três estrelas (Bom) pela forma como o livro termina e pela vontade que ele nos deixa de ler o terceiro e último livro da série.

Bem, essa foi minha opinião sobre este livro. Discorda e quer debater? deixe seu comentário. Concorda e quer elogiar? Deixe seu comentário. Agradeço a todos pela atenção. Até a próxima =D \o \o \o

0 comentários: