13/04/2012

Listas dos livros que viraram filmes e ganharam o Oscar



• “Regras da Vida” (“The cider house rules”) – O vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado no ano de 2000 é dirigido por Lasse Hallstrom e se baseia no romance de John Irving publicado em 1985, “The cider house blues”.


• “O Velho e o Mar” (“The Old Man and the Sea”) – De Aleksandr Petrov, o filme baseado no romance “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, ganhou em 2000 o Oscar de Melhor Curta Animado. Uma mega curiosidade sobre esse filme é que Petrov pintou a óleo e fotografou cada um dos 29 mil frames em quadros de vidro.


• “Matrix” (“The Matrix”) – Vencedor de três Oscars no ano de 2000 – Melhor Edição, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais -, o filme “Matrix”, de Lana e Andy Wachowski, tem seu argumento inspirado no livro “Neuromancer”, de William Gibson. Publicado pela primeira vez em 1984, “Neuromancer” é uma novela cyberpunk. O livro de ficção científica apresentou novos conceitos para a época, como inteligências artificiais avançadas e um cyberespaço quase que “físico” – conceitos que aparecem em “Matrix”.


• “O Tigre e o Dragão” (“Crouching Tiger, Hidden Dragon”) – O filme de Ang Lee é uma adaptação de um livro de Du Lu Wang. Ganhou o Oscar em 2004 nas categorias Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.


• “Uma Mente Brilhante” (“A Beautiful Mind”) – O filme de Ron Howard sobre a vida do matemático John Forbes Nash, interpretado por Russel Crowe, baseia-se na biografia do matemático escrita pela autora Sylvia Nassar. Ganhou o Oscar de Melhor Filme e ainda as estatuetas por Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly), Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.


• “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” (“Lord of the Rings – The Fellowship of the Ring”) – Novamente, a adaptação da obra de J.R.R Tolkien conquistou algumas estatuetas da Academia. DesSa vez, ganhou nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Visuais. Foi também indicado na categoria Melhor Roteiro Adaptado.


• “O Pianista” (“The Pianist”) – O filme de Roman Polanski, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2003, é baseado na autobiografia homônima escrita pelo músico polonês Władysław Szpilman. Ganhou outras duas estatuetas neste ano: por Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Diretor.


• “O Senhor dos Anéis – As Duas Torres” (The Lord of the Rings: The Two Towers”) – Mais uma vez, a obra de Tolkien transposta para as telonas ganhou destaque no Oscar. O filme dirigido por Peter Jackson ganhou nas categorias Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.


• “Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” (“Lord of the Rings – The Returno f the King”) – Em 2004, o Oscar foi do Senhor dos Anéis, adaptação da obra de J.R.R.Tolkien para as telas. Dirigida por Peter Jackson, a obra ganhou na categoria Melhor Filme e ainda levou outras dez estatuetas, sendo vitoriosa em todas as categorias para a quais havia sido indicada: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Direção, Melhor Edição, Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Mixagem de Som, Efeitos Visuais e Melhor Roteiro Adaptado. “O Retorno do Rei” foi publicado em 1955 e é o terceiro volume da trilogia de J.R.R. Tolkien, sendo precedido pelos volumes “A Sociedade do Anel” e“As Duas Torres”, publicados em 1954.


• “Menina de Ouro” (“Million Dollar Baby”) – Dirigido por Clint Eastwood, o filme levou a estatueta de Melhor Filme em 2005, assim como a de Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), Melhor Atriz (Hillary Swank), Melhor Direção. Foi indicado à categoria Melhor Roteiro Adaptado, na qual perdeu para “Entre umas e outras”, de Alexander Payne. O roteiro de “Menina de Ouro” foi escrito por Paul Haggis a partir de contos de F.X. Tolle, pseudônimo de Jerry Boyd – que era um treinador de boxe, e publicou o livro com os contos que inspiraram Eastwood quando já tinha 70 anos. Durante 40 anos, Boyd teve suas histórias rejeitadas por diversas editoras. O autor morreu sem conhecer a glória, em 2004, um ano antes da estreia do filme. O livro “Menina de Ouro” destaca-se pela equipe de tradutores envolvidos em transpor a obra para o português, formada por pesos-pesados: Rubem Fonseca, Carlos Heitor Cony, Moacyr Scliar, Marçal Aquino, Luiz Fernando Emediato e Sérgio Dávila.


• “Memórias de uma gueixa” (“Memoirs of a Geisha”) – O filme, dirigido por Rob Marshall, ganhou os Oscars de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino em 2006. É uma adaptação do best seller “Memoirs of a Geisha”, de Arthun Golden. O tema é a cultura japonesa.


• “O Segredo de Brokeback Mountain” (“Brokeback Mountain”) – De Ang Lee, o filme ganhou estatuetas em 2007 por Melhor Direção, Music (Original Score) e Melhor Roteiro Adaptado. O roteiro de “Brokeback Mountain” foi escrito por Larry McMurtry e Diana Ossana a partir do conto homônimo de Annie Proulx, escritora e jornalista franco-canadense. Inicialmente, em 1997, Annie publicou o conto que daria origem ao roteiro do filme na revista The New Yorker.


• “As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” (“The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe”) – Baseado no livro “The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe”, de C. S. Lewis, o filme ganhou o Oscar na categoria Melhor Maquiagem em 2006. A série “As Crônicas de Nárnia” contém sete crônicas ao todo.

• “Uma Verdade Inconveniente” (“An Inconvenient Truth”) – O documentário de Al Gore sobre o aquecimento global levou em 2007 a estatueta pela categoria de Melhor Documentário. Você deve estar pensando que o filme foi feito a partir do livro de mesmo nome. Porém, a curiosidade é que é o contrário: Al Gore escreveu o livro depois de fazer o documentário.

• “Sangue Negro” (“There Will be blood”) – Dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme “Sangue Negro”, adaptado do livro “Petróleo!”, de Upton Sinclair, conquistou em 2008 o Oscar na categoria Melhor Fotografia e foi indicado também na categoria Melhor Roteiro Adaptado. Daniel Day-Lewis ganhou a estatueta de Melhor Ator por seu papel no filme.


• “Onde os Fracos não têm vez” (“No country for old men”) – Com este filme, os irmãos Coen ganharam o Oscar de Melhor Filme, Direção e de Melhor Roteiro Adaptado em 2008, além de outra estatueta: Melhor Ator Coadjuvante (Javier Barden). O livro em que se basearam os irmãos Joel e Ethan Coen é homônimo ao título original do filme, “No Country for Old Men”, e foi escrito pelo consagrado escritor norte-americano Cormac McCarthy.


• “O Ultimato Bourne” (“The Bourne Ultimatum”) – O filme ganhou três estatuetas em 2008: Melhor Edição, Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. É baseado no romance de mesmo nome escrito por Robert Ludlum, e fecha uma trilogia encabeçada por “A Identidade Bourne” (2002) e seguida pelo volume “Supremacia Bourne” (2004).


• “O Curioso Caso de Benjamin Button” (“The Curious Case of Benjamin Button”) – ganhou em três categorias: Direção de Arte, Maquiagem e Efeitos Visuais. O filme, de David Fincher e Eric Roth, é baseado num conto escrito em 1921 por F. Scott Fitzgerald.

• “Quem quer ser um Milionário?” (“Who wants to be a millionaire?”) – O grande vencedor do Oscar de 2009, do diretor Danny Boyle, é baseado no romance “Sua Resposta Vale um Bilhão” (Companhia das Letras), de Vikas Swarup. Além do Oscar de Melhor Filme, o filme conquistou também a estatueta por Melhor Roteiro Adaptado.


• “O Segredo dos Seus Olhos” (“El Secreto De Sus Ojos”) – O filme argentino ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. É baseado no livro “La pregunta de sus ojos”, de Eduardo Sacheri.
• “Preciosa” (“Precious”) — Baseado no romance “Push”, de Sapphire, tem roteiro de Geoffrey Fletcher. Foi o vencedor do Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado em 2010.

• “O Discurso do Rei” (“The King’s Speech”) - Baseado no romance “O Discurso do Rei – Como um Homem Salvou a Monarquia Britânica”, de Mark Logue e tem direção de Tom Hooper. Foi o vencedor dos Oscar na categoria melhor diretor, ator para Colin Firth, melhor filme e roteiro original em 2011.

Fonte: Poetriz

0 comentários: