29/03/2012

O Pacto



Ignatius Perrish foi uma criança comum: ouvia músicas, brincava com os amigos, adorava o irmão mais velho, ia à igreja... E foi na igreja que tudo começou.

Em uma manhã de domingo, enquanto estava na missa com a família, Ig é cegado por vários feixes de luz. A luz era o reflexo causado por um crucifixo preso em uma corrente no pescoço de uma menina alguns bancos à frente. Os reflexos seguiam a uma ordem e sendo conhecedor de código morsa Ig logo descobre que os reflexos estão lhe dizendo a palavra “nós”. A partir de então Ig começa uma amizade com a menina do crucifixo que se chamava Merrin Williams, e em pouco tempo já estão namorando.

O namoro sempre correu bem com novas experiências e descobertas, do primeiro beijo à perda da virgindade. Os anos foram se passando e o casal crescendo até que quatro acontecimentos mudam a vida de Ig, para todo o sempre:

1º acontecimento: Um dia, Ig recebe a oportunidade de ir estudar no exterior e ao comunicar a novidade a Merrin recebe a pior noticias de todas: Merrin queria terminar o namoro. Depois de muita discussão e gritaria, Ig abandona Merrin na lanchonete que estavam e vai para casa totalmente embriagado, triste e com muita raiva. Raiva de Merrin que durante a conversa revelou que tinha outro cara em sua vida.

2º acontecimento: No dia seguinte, enquanto estava prestes a embarcar no avião, Ig acaba sendo preso por suspeita de homicídio. Sem entender nada Ig pergunta aos policiais quem é a vitima e ao ouvir a resposta suas pernas ficam bambas: a vitima assassinada era Merrin.

Depois de muito tempo de espera pelo julgamento, Ig acaba sendo inocentado por falta de provas. Mas a cidade nunca mais o olhou da mesma forma porque no fundo de seu intimo cada habitante acreditava que o real assassino era Ig.

O tempo foi passando e Ig apenas “ia vivendo” sem rumo algum, e na véspera do aniversário da morte de Merrin, ele enche a cara novamente e vai ao local onde encontraram o corpo: em um espaço aberto de uma floresta que naquela altura já estava cheia de imagens e fotos de Nossa Senhora e Jesus Cristo. Tomado pela fúria, Ig abaixa as calças e urina nas imagens extravasando todo seu ódio.

3º Acontecimento: No dia seguinte ao acontecimento na floresta Ig está com muita dor de cabeça e imaginando ser pela ressaca não da muita atenção, mas ao se olhar no espelho ele vê que estão nascendo chifres em sua cabeça! Sem saber o que fazer, Ig decide contar a Glenna, amiga desde crianças com quem ele estava dormindo nos últimos tempos, mas quando ela vê os chifres não estranha e nem leva um susto, em vez disso começa a contar a Ig coisas sem sentido, por exemplo: se ela estava com vontade de comer doces diretamente da caixa sem usar as mãos e que teria praticado sexo oral em Lee, amigo de ambos a infância.

Sem nem dar bola a Glenna, Ig decide procurar ajuda médica, mas também recebe o mesmo tratamento “fora do comum”. Então depois de ir a certos lugares e conversar com algumas pessoas, Ig finalmente descobre o que era quela reação das pessoas: ao ver os chifres elas lhe contavam seus segredos e desejos mais íntimos. Sem mais nenhum lugar para onde ir e com muito medo do que irá ouvir, Ig decide ir à casa de seus pais.

4º Acontecimento: Como imaginava, as piores revelações vem de seu familiares, pai, mão e avó. Mas nenhuma é tão impactante quanto ao segredo que seu irmão Terry revelara e após ouvir o que ele tinha a lhe dizer, Ig sai de casa com um novo rumo e objeivo: vingar a morte de Merrin.

Joe Hill, autor de A Estrada da Noite, já foi aclamado como um dos principais novos nomes da ficção fantástica. Em O Pacto, o sobrenatural é pano de fundo para uma história de amor e tragédia, de traição e vingança. Um livro envolvente, emocionante e cheio de suspense que nos leva a refletir: em matéria de maldade, quem é pior, o homem ou o Diabo?

1 comentários:

Olá,

Tenho certa curiosidade para conhecer esta obra. Já li "A estrada da noite", do mesmo autor e gostei. Acho que "O Pacto" também deve de ser bom.

Mateus Noremberg - Livros Preciosos

PS: Desculpa pela falta de comentários de minha parte. Ainda não consegui conciliar faculdade e computador.