24/03/2012

Biografia : Chico Anysio


Era Francisco Anysio de Oliveira Paula o nome registrado em cartório. Mas, em quase 81 anos de vida, o cearense nascido em Maranguape a 12 de abril de 1931 se fez chamar por mais de 200 nomes. Foi Professor Raimundo, Bozó, Painho, Coalhada, Alberto Roberto, Justo Veríssimo, Salomé, Bento Carneiro, Pantaleão, Nazareno, Haroldo e Azambuja, só para citar alguns. Mas foi como Chico Anysio que ele ficou famoso.

 Ao lado de Chacrinha e Sílvio Santos, Chico é considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira.
 Um humorista que esteve à frente de seu tempo. Chico Anysio inovou, brilhou e criou conceitos que até hoje são seguidos pelos programas de comédia.


Chico deixou o Ceará ainda menino. Com 6 anos de idade, já estava morando no Rio de Janeiro. Começou a carreira na Rádio Guanabara, como radioator e comentarista de futebol. Também já trabalhou nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Chico Anysio também sempre foi apaixonado por livros. Chico Anysio desde a década de 50 já iniciava uma carreira como escritor.
 Deixou dez netos e oito filhos: o ator Lug de Paula,o também ator e comediante Nizo Neto e o diretor de imagem Rico Rondelli, André Lucas, adotado, o DJ Cícero Chaves, o ator, escritor e comediante Bruno Mazzeo, além dos caçulas Rodrigo e Vitória. Irmão da atriz Lupe Gigliotti e do cineasta Zelito Viana, era tio da diretora Cininha de Paula e do ator Marcos Palmeira.
Os maiores destaques de Chico Anysio na televisão são Chico City, Chico Anysio Show, participou de Os Trapalhões, com Renato Aragão, e o maior destaque foi “Escolinha do Professor Raimundo”, de 1990 a 2002. Chico Anysio é redator final e supervisor de criação do sucesso da Escolinha. Também fez Chico Total e participações no Zorra Total, aos sábados, na TV Globo.
Em 2011, Chico Anysio assustou o Brasil devido a sua saúde. Chico Anysio foi internado, mas se recuperou com bom humor. Chico Anysio comemorou seus 80 anos de idade no Jornal Nacional, com William Bonner e Fátima Bernardes. O mestre do humor causou emoção quando retornou ao Zorra Total, em abril.

Em 1992, o comediante, ator, compositor, pintor, comentarista esportivo e apresentador Chico Anysio completou 45 anos de carreira. Para comemorá-los, ele próprio escreveu a sua história. "Sou Francisco" trata tão somente de sua vida, desde a pobre Maranguape dos anos 1930 até os estúdios da TV Globo no início da década de 1990.
Anysio revela que começou a carreira de ator devido a um par de tênis. Conta como foram os tempos nas rádios, sua passagem pela TV Record e a chegada à Globo.


Entre seus livros estão :

- Sou Francisco : Feito a partir das próprias lembranças que foram assomando-se aos capítulos do livro intitulado “Sou Francisco”, em idas e vindas que finalizaram uma boa leitura da memória, história e vida rica de profissional da rádioteledramaturgia nacional.

- Mesa de Boteco  : Neste livro Chico Anysio reúne piadas sobre portugueses, onde ele procura manter os nomes de Manuel e Joaquim, assim como as mulheres todas se chamam Maria, e também piadas de outros padrões.


- 3 casos de polícia :  Uma sugestiva relação criminal entre ficção e realidade. A trama decorrente do insuspeitado convívio entre hábito e acaso. A trapaça da memória cobrando velhas dívidas. Três relatos, escritos de forma envolvente e sensível, ocorridos em três cidades que, afinal, são a mesma, e em qualquer parte do planeta.

- O Fim do mundo é ali : Chico reúne 43 contos de ficção de sua autoria, se inspirou nas cenas do cotidiano do povo brasileiro e em seus mais variados estereótipos, explorando o humor e a malícia, suas principais características.

- Como segurar meu casameneto : No livro, ele dá conselhos para evitar o fim de uniões. Diz que depois de errar em cinco casamentos, está apto a dar conselhos. Por sua lógica, um homem casado por 50 anos com a mesma mulher está menos autorizado a discutir o assunto.

Morreu na tarde desta sexta-feira (23) Chico Anysio, aos 80 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. De acordo a nota de falecimento do centro médico, o humorista não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Chico Anysio foi um dos maiores artistas da história do Brasil.

0 comentários: