19/02/2012

Sombras da Noite


Assim que soube deste livro fiquei muito interessado em lê-lo, afinal Stephen King é meu autor favorito. Depois de ler alguns de seus livros eu ficava me perguntando qual seria o nível de seus contos, e eu não estava errado quando tirei a prova =D



Sinopse:
Stephen King reúne aqui 19 de seus mais inquietantes contos- relatos de acontecimentos bizarros e atos impensáveis, surgindo daquela região crepuscular onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível que ronda à solta. Os cenários são familiares e acima de qualquer suspeita - um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas no mundo de Stephen King, qualquer lugar pode servir como território sobrenatural. Só é necessária uma hora propícia da noite e a distração das vitimas. Alguns desses clássicos inspiraram filmes memoráveis: As Crianças do Milharal (Colheita Maldita) O Homem do Cortador de Grama (O Passageiro do Futuro), A Máquina de Passar Roupa (Mangler: O Grito de Terror) e Às Vezes Eles Voltam.

Resenha:
Jerusalem's Lot - Chales Boone e Calvin McCaan mudam-se para uma casa na pequena cidade de Chapewaite. Ao encontrarem um mapa para Jerusalem's Lot, uma cidade fantasma nas imediações, os dois resolvem investigar, descobrindo que o lugarejo abandonado não está tão abandonado assim. Este é um verdadeiro exemplo de terror. Quem já leu A Hora do Vampiro irá ficar maravilhado com este conto que fala sobre a Jerusalem’s Lot de antes de ser sucumbida pelos vampiros. Conto nota dez! =D

Turno do Cemitério - Limpar os porões de uma fábrica têxtil parece ser uma boa forma de ganhar algum dinheiro extra; isso porque ainda não sabem que os ratos que lá habitam não são roedores comuns. Este é um conto macabro que criaturas privadas da luz do sol sofreram mutações se tornando algo monstruoso e fatal. Uma história muito bem feita, porém não a vejo sendo passada para as telas porque vejo uma grande chance de estragar o terror da obra. Nota dez também.

Espuma Noturna - Espécie de prelúdio ao épico romance A Dança da Morte, narra o cotidiano de pessoas que sobreviveram a uma super-gripe que dizimou a humanidade. Para mim este foi o pior, um conto sem começo e sem fim. Li o A Dança da Morte e seu começo foi bem complexo, o que mostra que este conto poderia ter sido retirado da metade do livro sem problemas.

Eu sou o Umbral da Porta - Astronauta retorna de Vênus com a certeza de ter trazido um organismo alienígena em seu corpo. O impressionante nesse conto são as sutis alterações que o invasor provoca no corpo do personagem principal. Um conto muito bom em que o personagem nos envolve com seu relato e – como de costume nas histórias do King – surpreende no final.

A Máquina de Passar Roupa - Só Stephen King para criar algo tão fora de comum e mesmo assim nos agradar. A gigantesca máquina de passar roupa industrial da lavanderia adquire estranho gosto por carne humana após um horripilante acidente. Um conto muito bem bolado nos deixa intrigado com o que irá acontecer a seguir.  Este conto virou filme (Mangler - Grito de Horror), mas foi uma decepção.

O Fantasma – Um homem ignora os pedidos de socorro de seus filhos que juram que há um fantasma dentro do armário. Um conto perfeito que retrata algo que acontece diariamente, crianças com medo de dormirem sozinhas. Minha irmãzinha morre de medo de dormir em seu quarto, ela nunca disse o porquê e eu sempre me pego pensando neste conto. Deus que me livre!

Matéria Cinzenta – Você goste de cerveja? Este conto nosmostra a história de um homem que ao beber uma cerveja de validade vencida começa a se transformar em um tipo de gosma cinzenta (eu imaginei como se fosse o Pokémon Muk, kkk). Ao ler pode parecer muito sem noção, mas confiem em mim, é muito bom!

Campo de Batalha - Assassino profissional recebe uma estranha caixa de soldadinhos de brinquedo, proveniente da fábrica cujo dono acabou de assassinar. Em busca de vingança, os guerreiros de plástico mostram que sua munição é bem verdadeira (embora diminuta), e que suas táticas de guerra são boas o bastante para dar trabalho ao homenzarrão atordoado. Mais um conto perfeito que quando percebi já estava no final. Imagine você lutando contra brinquedos! Muito legal e criativo, King inovou mais uma vez =D

Caminhões – Caminhões, ônibus e picapes ganham vida e começam a matar os seres humanos. Um conto muito bom de se ler apesar de ser uma história totalmente diferente de qualquer outra que já vi. Foi adaptado para as telas com o nome de Comboio do Terror, ainda não assisti, mas, para ser sincero, também não me interessa muito.

Às Vezes Eles Voltam - Ao investigar o assassinato de três de seus alunos, Jim Norman descobre que os homicidas talvez sejam os mesmos marginais que mataram seu irmão, quando ambos eram crianças. O mais estranho é que os assassinos não parecem ter envelhecido durante todos esses anos. Um conto que não empolga muito, a história não te prende ao livro e lendo ele não parei de pensar em qual seria o próximo conto.

Primavera Vermelha - Em 1968, estranhas mortes acontecem no Campus de New Sharon, porém o responsável não é capturado. Oito anos depois, as alunas começam a ser mortas da mesma maneira. Um conto muito bom, mais para suspense do que terror. Não há muito que falar sobre esse conto então leiam e apreciem vocês mesmos ;)

O Ressalto - Ao descobrir que sua esposa estava tendo "aulas extras" com o professor de tênis, milionário oferece uma chance para o atencioso professor escapar com vida: sob a mira de uma arma, o homem terá que dar a volta por todo o 43º andar de um prédio pelo lado de fora, equilibrando-se no ressalto que dá a volta por todo o andar. Um conto que realmente te deixa com a cara grudada no livro quase sem respirar! Como o cara vai escapar sem cair lá de cima¿! Esse foi um dos meus contos favoritos que ficou muito bem representado pelos atores no filme Olhos de Gato.

O Homem do Cortador de Grama - Sujeito contrata (através de anúncio de jornal) alguém para cortar sua grama. O que ele não esperava era que o método do contratado fosse tão incomum. Com certeza o conto mais bizarro do livro. Apesar de bizarro este conto não tem mais nada de especial, mas também não deixa a desejar como alguns outros.

Ex-Fumantes LTDA - Quem fuma já sabe o quanto é difícil largar o vício; então, quando um executivo decide procurar uma organização que promete métodos infalíveis para deixar o cigarro ele acaba descobrindo que a possibilidade de um câncer de pulmão talvez não seja tão ruim assim. Um dos melhores contos do livro em que os métodos utilizados pela clinica são extremos e inimagináveis. É por contos como este que Sombras da Noite nos surpreende cada vez mais.

Sei o Que Você Precisa - Jovem bonita conhece rapaz não muito bonito, mas que parece sempre saber o que ela deseja, quase como se ele pudesse ler sua mente. Este é um dos contos mais fracos do livro onde não acontece nada de muito empolgante. Mas temos que ler não é?


As Crianças do Milharal - Casal vai parar em uma cidadezinha estranha, onde não há ninguém com mais de 19 anos. Conto que deu origem ao filme Colheita Maldita e que depois de lê-lo não estou interessado em assisti-lo. O conto não foi muito bem explicado nos deixando com a sensação de que algo ficou ainda por ser esclarecido ao terminar.

O Último Degrau da Escada - Conto sem qualquer toque sobrenatural abordando o drama de um homem que salvou a vida de sua irmã durante a infância, mas que se vê incapaz de salvá-la agora que ambos são adultos. Uma história triste que não via a hora de chegar ao fim. Achei um conto muito fraco e agradeci por ser curto.

O Homem que Adorava Flores - Uma história de amor sobre rapaz comprando flores para sua amada. Mais um conto sensacional que nos deixa extasiados no final. King nos dá uma amostra de suas habilidades com este conto =D

A Saideira - História intimamente ligada com o romance A Hora do Vampiro. Uso as mesmas palavras que usei ao descrever o primeiro conto, mudando apenas que ao invés desta história se passar antes de A Hora do Vampiro ela se passa depois. Mas a qualidade continua sendo a mesma.

A Mulher do Quarto - Outro conto dramático e sem algo de sobrenatural, que aborda a relação entre um homem e sua mãe doente, que está sofrendo demais. Uma história forte que nos toca com seu final.

Depois de ler este livro fiquei ainda mais fã de King. Ele realmente impressionou com esta obra e é claro que não pude dar menos que cinco estrelas no Skoob. King está de parabéns e estou louco para ler mais de seus livros =)

0 comentários: