10/02/2012

Biografias: Agatha Christie


Agatha Mary Clarissa Miller nasceu na costa de Devon em Torquay na Inglaterra no dia 15 de setembro de 1890. Ela era filha de Frederick Miller (norte-americano) e Clara Miller (britânica) que eram muito ricos. Agatha teve uma educação em casa, nos modelos britânicos, com 5 anos já sabia ler. Com 11 perdeu seu pai e a partir daí passou a viajar para vários cantos do mundo com sua mãe. Aos 16 anos, foi para uma escola de aperfeiçoamento em Paris, onde se destacou como cantora e pianista. Conheceu o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores em 1912, e casaram-se em 24 de Dezembro de 1914.

Começou sua vida de escritora em 1916 quando escreveu "o misterioso caso de Styles" que foi publicado em 1920 pela editora Bodley Head, vendendo cerca de 2 mil cópias, após ser rejeitado por 6 editoras. Este livro é um romance policial, estrelando um dos mais famosos personagens dela, o detetive belga: Hercule Poirot. Em seguida escreveu O inimigo secreto(1922), Assassinato no campo de gole(1923), Poirot Investiga(1924), O Segredo de Chimneys(1925).

O sucesso de Agatha veio com o livro "O Assassinato de Roger Ackroyd", mais um romance policial, publicado em 1926, e protagonizado pelo detetive Poirot. Algum tempo depois do lançamento deste, Agatha Christie desapareceu misteriosamente. Como em suas histórias, deixou rastros efêmeros, pistas difusas, confundindo toda a polícia inglesa, e provocando sérias suspeitas de estar à procura de promoção de publicidade para uma carreira mal começada. Antes de desaparecer Agatha tinha terminado com seu marido que a tinha revelado estar apaixonado por outra. Depois de onze dias, encontraram ela no Hydropathic Hotel em Harrogate. A autora estava hospedada sobre o nome de Teresa Neele (o mesmo sobrenome da amante de seu marido), e dizia ser da Cidade do Cabo, e explicou que era uma mãe de luto pela morte de seu filho.

Agatha se casa de novo em 1930. Em 1934 alcança o auge com o famoso livro "Assassinato no Expresso do Oriente". Em 1971, Agatha tornou-se dama do império britânico. O último livro protagonizado por Hercule Poirot, Curtain(escrito nos anos 40), foi publicado em Dezembro de 1975, porque Agatha já não se sentia disposta a escrever. A autora veio a falecer 2 meses depois, em 12 de Janeiro de 1976, por conta de uma pneumonia.

Criou também outros personagens, como Miss Jane Marple, uma simpática velhinha profunda conhecedora da natureza humana, moradora da pequena Saint Mary Mead. A estréia de Miss Marple ocorreu no livro "Assassinato na Casa do Pasto".

Agatha está no Guinness Book of World Records, como a autora mais vendida no mundo, seus livros já venderam mais de 2 bilhões de cópias em 44 idiomas, os royalties gerados pelas obras são de US$4 milhões por ano, Agatha é também uma das autoras mais prolíficas do mundo. A autora também ocupa um lugar no Guinness pela peça teatral de maior duração do mundo, The Mousetrap. Outro recorde de Agatha, foi o livro mais grosso do mundo, medindo mais de 30 cm de comprimento, possui 4.032 páginas, e todos os 12 romances e 20 contos protagonizados por Miss Marple. Foram mais de 80 livros publicados.

Fontes:

0 comentários: